h1

Moção de apoio da ENESSO à ocupação da Reitoria da UFF pelo MAD!

27/08/2011

“Niterói, 24 de agosto de 2011, quarta-feira. 

                Nós, os estudantes que estamos ocupando a reitoria da UFF, o Movimento Ação Direta (MAD) e ativistas independentes, ocupamos pacificamente o sétimo andar com intuito de abrir o diálogo com toda a comunidade acadêmica e civil de Niterói sobre a imposição de diversos projetos arquitetônicos, entre eles Via Orla e Via 100. Entendemos que a maneira pela qual tais projetos foram impostos e executados exclui politicamente das decisões a maioria das pessoas das pessoas afetadas, entre as quais a comunidade do entorno do Campus do Gragoatá, que será removida em função das obras. Esse movimento também repudia a destruição do Laboratório Aroeira, espaço de produção de conhecimento sustentável, tratorado pela REItoria em mais uma ação arbitrária.

                Somos um movimento autogerido, prezamos pelo diálogo horizontal para construir uma política que contemple toda a comunidade de Niterói de maneira irrestrita, pensando a universidade para todo o conjunto da sociedade e não mais para a burocracia universitária, especulação imobiliária, e a prefeitura de Niterói, com sua atual política de desenvolvimento urbano nada sustentável. Não sairemos até que nossas exigências sejam atendidas. Solicitamos a participação de toda a comunidade acadêmica e civil para manter a ocupação, o diálogo horizontal e democrático, bem como a paralisação imediata das obras, até que um verdadeiro diálogo com a sociedade seja aberto, através de uma assembléia comunitária.

                Ocupação da Reitoria da UFF.”

Nós da ENESSO Escrevemos uma moção de apoio à Ocupação da Reitoria da UFF:

Nota de APOIO à Ocupação da Reitoria pelo MAD.

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2011.

Nós estudantes da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social viemos por meio desta apoiar a Ocupação da Reitoria da Universidade Federal Fluminense pelo MAD (Movimento Ação Direta). Entendemos como legítimas as demandas reivindicadas pelo movimento composto tanto por estudantes quanto por cidadão moradores de Niterói que buscam maior democracia interna na Universidade, melhores condições de acesso e permanência na mesma e lutam contra o tratamento dado pelo Estado aos atingidos pelas tragédias ocorridas na periferia da cidade. Entendemos como fundamental a organização horizontal das lutas e de vital importância o protagonismo popular nas lutas da classe trabalhadora.

Repudiamos o autoritarismo do Estado e da Reitoria da UFF que se recusa ao diálogo e impõe sua dinâmica desrespeitando a autonomia de organização da classe trabalhadora e negando as questões levantadas como demandas pelos mesmos provando mais uma vez que os “poderosos”, sentindo-se confortáveis em sua posição privilegiada, negam-se a qualquer alteração de sua rotina sórdida que força a maioria do ovo a sofrer as mazelas de um sistema desigual e opressor.

Sendo assim, estamos dispostos não somente a apoiar virtualmente os membros do MAD em sua ação legítima na luta por igualdade como a somar esforços para fortalecermos mutuamente nossa luta contra esta sociedade alienante, que favorece uma minoria em detrimento da maioria da população oprimida, e na luta por uma sociedade igualitária, livre e fraterna.

Fraternamente,

ENESSO.

Vídeo do primeiro dia da Ocupação:

Blog da Ocupação:

http://www.movimentoacaodireta.blogspot.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: